13/02/2007

A criação

"Espera-se para breve a retoma das suas actividades..."
A Casa do Povo de Conceição de Faro, começou por ser uma delegação da Casa do Povo de Estoi que funcionava na antiga residência Paroquial.
Após diligencias do Major Moreno, um natural de Conceição de Faro, com influencias a nivel do Governo, a viver e trabalhar em Lisboa, conseguiu-se em 1958, a aprovação da criação da Casa do Povo de Conceição de Faro.
Foram aprovados os seus estatutos e eleita a primeira Comissão Diretiva, que tomou posse no dia 2 de Janeiro de 1959, cujo presidente foi o Sr.Joaquim de Sousa Tomé, juntamente com os Sr.Francisco do Carmo Norte Junior, tesoureiro e Sr. Francisco de Sousa Caetano, secretario.
Durante muitos anos a Casa do Povo, desempenha um valioso papel no apoio social, ás pessoas mais carenciadas desta freguesia.
Alguns anos mais tarde, a Casa do Povo conseguiu construir a sua sede própria inaugurada em 1973 onde ainda hoje está instalada.
Também lá funcionou até há pouco tempo o Posto de Saude, nas instalações que em principio seria a secretaria da Casa do Povo, mas nunca chegou a ocupar, devido ao funcionamento do referido posto.
Após o 25 de Abril de 1974, a Casa do Povo conhece novo desenvolvimento, nas suas activiades, primeiro com a eleição de uma Comissão Administrativa e finalmente com a eleição dos Corpos Gerentes.
São admitidos novos funicionários, chegaram a ser cinco e atribuiam-se e pagavam-se directamente as reformas aos pensionistas do regime especial rural.
Foi criado o Grupo Cultural e Desportivo, com Direcção propria, que criou diversas actividades culturais e desportivas e recreativas, destacando-se o Rancho Folclorico e o Grupo de Teatro.
No desporto o Ténis de Mesa, oFutebol, o Ciclismo e o Atletismo unica modalidade Federada, por onde passaram entre outos a Atleta Olimpica Ana Dias, o Rui Costa, o Pedro Vaz e o Nuno Rodrigues.
Ultimamente também representou a Casa do Povo o Atleta Para-Olimpico José Monteiro.
Actualmente a Casa do Povo conhece um periodo mais apagado esperando-se que retome as suas actividades culturais, desportivas e recreativas.
Em nossa opinião a eleição de novos Corpos Gerentes, trará de certeza mais força e alento para retomar algumas das actividades agora paradas.

Sem comentários: